“Uma vida não questionada, não merece ser vivida.”

carol-rossetti1

“Digite sua senha. Permaneça na linha. Agite antes de usar…Conheça nossos cursos. Consulte nossos preços. Aguarde a sua vez.” Vinícius Calderoni – Aguarde a sua vez

Por que? Por que? Por que?

Eram as palavras ecoando em gritos na minha cabeça enquanto eu sorria assentindo para o guarda do metrô que veio me alertar de que não pode sentar no chão da estação. Eu perguntei “Por que?” uma vez, mesmo sabendo a resposta. E ele, automaticamente, da mesma forma como avisa que não pode sentar no chão, disse “Porque não”.

Dentro de mim, uma menina pentelha que assistia Castelo Ra Tim Bum todos os dias com seu irmão mais velho, protestava “Porque não, não é resposta!” Enquanto isso, a jovem de 21 anos, cansada, porém acostumada ao cotidiano na sociedade de controle, se levantou e recostou sua coluna torta no canteiro de plantas aonde caberiam dois bancos de praça. Continuou lendo seu livro, sem atrapalhar o tráfego de pressas ambulantes, assim como antes.

Ainda tenho dentro de mim também aquela criança de uns 3, 4 anos, que incha os ouvidos dos pais com “por que?”s incansavelmente. Mas aos 21, já não é tão engraçadinho. Não foi pra isso que a sociedade me incluiu. Eu deveria ter aprendido as regras, internalizado as ideologias (e é claro que internalizei inúmeras), e obviamente deveria saber que eu não posso sentar no chão da estação de metrô para ler um livro enquanto espero alguém. Ainda mais um livro de filosofia for dummies, cheio de questões tão pouco importantes como: “Quem é você?” “De onde vem o mundo?” “Você acredita em destino?” Tanto faz, se eu souber fazer a conta para pagar meu celular a prazo.

Ps.: A imagem do post é uma ilustração da designer mineira Carol Rossetti, clica no nome dela que na página do facebook tem mais um monte de questionamentos a ideologias sem sentido. Ah, e a frase do título é do Platão.

Um pensamento sobre ““Uma vida não questionada, não merece ser vivida.”

Deixe uma resposta

