O Doador

UM LIVRO SOBRE MEMÓRIAS, EMOÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

 Corr_Capa_O_Doador.pdfO Doador de Louis Lowry traz uma premissa muito interessante para quem, como eu, aprecia uma boa distopia. A princípio se assemelha com Admirável Mundo Novo de Huxley (o que não é nada ruim) e sua sociedade perfeita baseada no equilíbrio. Aos poucos, Lowry traz detalhes importantes que dão originalidade à sua obra.

O narrador, em terceira pessoa, conta a história de Jonas, que aos 12 anos, em uma das tradicionais cerimônias de sua comunidade, recebe a atribuição de ser o novo recebedor de memórias, uma honrável tarefa, mas assustadoramente desconhecida. Treinado pelo doador (que dá nome ao livro) o jovem Jonas amplia seus horizontes e seu olhar, ao receber lembranças de um passado remoto aonde existiu muita dor e sofrimento, mas também haviam emoções e sensações nunca antes experienciadas pelo resto de sua comunidade tão minuciosamente planejada e organizada para se manter no “cinza” e fugir dos extremos. Aos poucos, o protagonista passa a questionar se a segurança de manter as emoções tão rasas realmente vale a pena.

Como já disse, achei a premissa muito interessante e original, entretanto, ao terminar o livro, senti que deveria ter a minha espera, pelo menos mais dois livros de sequência. E têm! Mais três livros!  Que ainda não foram lançados no Brasil. Quem sabe com o filme que, pelo elenco, promete sucesso? (Brenton Thwaites, Jeff Bridges, Meryl Streep, Taylor Swift, Alexander Skarsgård e Katie Holmes)

O enredo é bem construído, porém pouco desenvolvido, talvez por ser um livro juvenil de apenas 185 páginas, e por ser apenas o primeiro de uma quadrilogia, que eu descobri agora que existe, e é mais legal do que eu pensava, porque o segundo é a história de uma nova protagonista e nos livros seguintes as primeiras histórias se unem!

A quem se interessar, ainda está difícil encontrar o livro para compra, adquiri meu pelo estante virtual, mas com a estréia do filme devemos ter lançamentos em breve.

O trailer do filme contém leves spoilers:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s